segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Funções dos bigodes dos gatos

Os gatos possuem 12 bigodes de cada lado, que se dispõem em fileiras horizontais sobre as bochechas. Os bigodes são flexíveis, longos e 2 a 3 vezes mais grossos que o pêlo do gato.
As vibrissas ou pêlos sensoriais de orientação são o conjunto de pêlos que englobam os das sobrancelhas, o pêlo da ponta das orelhas, do queixo e os bigodes. Estes são detectores de estímulos externos, que fornecem auxílio no tacto e dão informações sobre as imediações onde o animal está.
Os bigodes, repletos de nervos sensoriais, actuam como um orientador espacial, ajudando o animal a sentir o ambiente em seu redor e detectando o mais leve movimento ou corrente de ar, alertando-o sobre eventuais perigos, logo, a perda destes afecta na altura de caçar ou fugir de um predador.
No escuro, os bigodes conseguem perceber os perigos próximos do gato que ele não vê. Os estímulos são então enviados ao cérebro para produzir os reflexos necessários à protecção.
O posicionamento dos bigodes também indica o humor do gato. Por exemplo, quando um gato está agressivo ou defensivo o bigode fica para trás, colado ao rosto e quando o gato está feliz, curioso ou tranquilo, o bigode fica mais relaxado e para a frente.
Assim como o cabelo e as unhas nos humanos, o bigode do gato cresce, cai e é substituído. Em média, os bigodes crescem mais de 1 cm por mês.