domingo, 30 de outubro de 2011

Como limpar os ouvidos do seu animal de estimação?

O interior do ouvido possui um ambiente favorável à proliferação de fungos e bactérias, logo é importante a sua limpeza regular na prevenção de otites (inflamação e/ou infecção do canal auditivo).
Os sintomas mais evidentes de otite são: coçar muito as orelhas, abanar e/ou lateralizar a cabeça, dor na manipulação da região auricular, odor intenso nos ouvidos ou mesmo libertação de secreções.
Nos cães de orelhas caídas como o Cocker Spaniel, Basset Hound e Labrador Retriever, onde a ventilação dos condutos auditivos é reduzida e a humidade alta, a probabilidade de desenvolver problemas auditivos é maior. Também os animais de pêlo comprido têm maior predisposição a otites, devido a estes entrarem para o interior do conduto auditivo. Para evitar esta situação devemos extrair todos os pêlos que se encontrem no interior do ouvido.
A limpeza dos ouvidos deve ser feita semanalmente, com o auxilio de algodão ou gaze, para não ferir o ouvido e com produtos otológicos que ajudam na dissolução e remoção do cerúmen.
Após a aplicação do produto de limpeza, devem-se massajar as orelhas gentilmente durante alguns segundos para que o produto seja distribuído por todo o conduto auditivo e depois proceder à limpeza com gaze.
Deve deixar o animal abanar as orelhas para eliminar o excesso de líquido e depois limpar novamente com gaze, introduzindo o dedo até onde consegue entrar e remover o máximo de sujidade no sentido de deixar o canal auditivo completamente limpo e seco.
Não deve  introduzir objectos pontiagudos ou cotonetes nas orelhas dos animais.
Para alguns animais a limpeza dos ouvidos não é um acto agradável, pelo que deve ter sempre um biscoito de recompensa para ele.
Aconselhe-se com o seu veterinário e lembre-se que a limpeza dos ouvidos deve ser encarada como um acto preventivo.