sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Como administrar medicação ao seu animal de companhia?


Alguns animais necessitam de medicação regular (animais cardíacos, insuficientes renais, diabéticos, atópicos, animais com dor crónica, etc), o que torna o momento da toma da medicação uma tarefa difícil.
Vai aprender alguns truques úteis que o vão ajudar. De qualquer forma, é conveniente pedir ao seu veterinário para que faça uma demonstração

Líquidos   

- Segure o animal. Se não conseguir sozinho peça ajuda para contê-lo. Diminua a apreensão conversando com ele com calma e segurança.
- Incline a cabeça do animal para trás, com cuidado.
- Puxe o lábio inferior para baixo para fazer uma bolsa.
- Com uma seringa ou conta-gotas, coloque o líquido aos poucos nessa bolsa, e espere que cada porção seja engolida antes de dar mais um pouco.
- Massaje a garganta para estimular o reflexo de deglutição.
- Misturar o medicamento líquido na água ou na comida nunca é boa opção pois altera o sabor deste, o que fará com que o animal não coma ou beba ou o faça apenas parcialmente, não atingindo a dose terapêutica.


Comprimidos 

- Segure o animal. Se não conseguir sozinho peça ajuda para contê-lo. Diminua a apreensão conversando com ele com calma e segurança.
- Segure a mandíbula superior com uma mão por cima do focinho.
- Pressione os lábios do cão sobre os dentes superiores apertando com seu polegar num lado e os outros dedos no outro, de maneira que os lábios do animal fiquem entre os dentes e seus dedos. Aperte com firmeza para forçar a boca a ficar aberta.
- Segure o remédio entre o polegar e o dedo médio da outra mão e coloque dentro da boca o mais fundo possível. Se não o conseguir fazer profundamente é quase certo que ele o vai cuspir.
- Massaje a garganta para estimular o reflexo de deglutição.

Um método alternativo é esconder o comprimido num pedacinho de fiambre, queijo, patê ou outro petisco do género. Dê o primeiro pedaço sem medicamento e se ele mostrar interesse ofereça de seguida outro pedaço com o medicamento.



Sempre que lhe seja receitado um medicamento em cápsulas ou drageias, este não deve ser dividido ou triturado pois perde o seu efeito terapêutico.
Após a medicação do seu animal dê uma recompensa ou algo que ele goste bastante para que associe a altura da medicação a uma coisa boa ou momento de prazer.
Lembre-se que as doses e os medicamentos usados nos cães e gatos são diferentes dos das pessoas. Jamais medique o seu animal sem aconselhamento médico!


Dra. Helena Rios (C. Vet. de Esmoriz)