domingo, 22 de abril de 2012

Fila São Miguel

O cão Fila São Miguel é uma raça canina portuguesa originária da Ilha de S. Miguel nos Açores.

É uma raça robusta, de traços rústicos, dotada de grande inteligência sendo ainda hoje utilizados na ilha para a guarda e guia de gado bovino leiteiro. Cão pastor por tradição e excelência, capaz de permanecer ao relento durante todo o ano a guardar o gado.
Possuem pelagem curta, lisa, densa e pêlo áspero. A sua cor varia entre fulvo, amarelo ou cinzento, nas tonalidades clara e escura, obrigatoriamente raiados. A cauda é amputada e as orelhas são normalmente cortadas em redondo, (apesar que agora deixou de ser permitido por lei).
Descendem dos Mastins e Alões inicialmente levados para as ilhas dos Açores pelos primeiros colonos, vindos do continente e mais tarde através de cruzamentos feitos com Mastins ingleses Buldogues e Dogues de Bordéus, até ao culminar do aparecimento da nova raça.
A força de carácter do Cão de Fila de São Miguel, aliada a uma desconfiança perante estranhos instintiva a todo o guarda, pode ser facilmente confundida com agressividade, mas esconde uma índole meiga para com aqueles com quem lida de perto. A lealdade à sua família humana é extrema, deverá viver junto do dono a quem obedecerá cegamente, guardando aquilo que lhe foi confiado.
Mais recentemente, o Cão de Fila de São Miguel é utilizado nas forças de segurança pública - Polícia de Segurança Pública - como elemento nas equipas cinotécnicas. O seu temperamento forte e protector é também valorizado como cão de defesa pessoal.


Dra. Helena Rios

C. Vet. Esmoriz