domingo, 16 de outubro de 2011

Sobrecrescimento dentário nos coelhos

Os dentes dos coelhos são arradiculares e hipsodontes, o que significa que crescem continuamente ao longo de toda a vida. O crescimento dentário é tão elevado que caso não se desgastassem, num ano, um dente mediria mais de 10 cm. Por causa desta característica muitas das patologias que se encontram nestes animais estão relacionadas com os dentes.
Quando o alinhamento entre dentes superiores e inferiores não se faz correctamente o desgaste não ocorre havendo um sobrecrescimento dentário.
Dada a elevada incidência destes problemas nos coelhos,a prevenção tem um papel fundamental.
Uma alimentação adequada à base de vegetação muito fibrosa, ajuda a proporcionar um bom desgaste dentário. Os vegetais fibrosos mais grosseiros e o feno devem constituir a base da alimentação destes animais já que o coelho os morde durante muito tempo. Pelo contrário, uma alimentação apenas à base de ração, devido à menor quantidade de fibra e ao facto de ficar rapidamente mole predispõe a problemas de sobrecrescimento dentário.
Os coelhos devem também ter brinquedos de madeira para brincarem e roerem, mas lembre-se, mantenha o seu animal supervisionado quando estiver solto. Os coelhos são animais bastante curiosos e tem o hábito de roer tudo que esteja ao seu alcance, portanto mantenha fios eléctricos e materiais tóxicos devidamente afastado do seu animal.
Deverá efectuar um exame dentário regular ao seu coelho para um diagnóstico precoce do problema.