Os gatos são dos mamíferos que dormem mais por dia, passam em média 16 horas por dia a dormir. Se pararmos para pensar, um gato de sete anos de idade só ficou acordado, dois anos da sua vida!
Apesar de necessitarem de longos períodos de descanso para repor as energias, o sono é leve. Mesmo a dormir, os seus sentidos permanecem alerta e saem do sono profundo à prontidão máxima de acção num segundo, coisa que outra espécie não consegue.
Os gatos que vivem dentro de casa dormem mais pois têm menos estímulos e não necessitam de procurar alimento. Já os gatos de exterior têm de lutar pela sobrevivência, têm de lidar com muitos inimigos naturais, logo, só podem ficar desatentos por breves períodos de tempo. A idade também conta, gatos idosos tendem a fazer sestas mais demoradas.
Se acha que o seu gato anda a dormir em demasia, consulte o seu veterinário, pois pode ser sinal de letargia e doença. Se achar que o sono extra é preguiça pense em comprar-lhe mais brinquedos e em dedicar-lhe mais tempo para se exercitar.
Helena Rios