quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

A obesidade nos animais de companhia


A obesidade é um distúrbio nutricional cuja incidência está a aumentar nos animais. A maioria das vezes a culpa é dos donos que os mimam com doces, os privam de prática diária de exercício físico e lhes oferecem alimentos comerciais com proteínas de fraca qualidade, muita gordura, sal em excesso e sem vitaminas e ácidos gordos essenciais.
Os animais obesos apresentam maior predisposição a artrites, patologias cardíacas, diabetes, hipertensão arterial, disfunções hepáticas (esteatose hepática, especialmente em gatos), mau estado do pêlo e da pele. Sabemos que os animais obesos possuem maiores riscos reprodutivos e cirúrgicos e que tal como nos humanos, têm a esperança média de vida diminuída.
É importante que recorra ao seu médico veterinário habitual para verificar se sendo obeso sofre de alguma das doenças que foram referidas anteriormente e para fazer um controlo apertado do peso.

Como pode o seu animal perder peso?
- Introdução de uma dieta específica de emagrecimento indicada pelo seu médico veterinário e posteriormente uma dieta de manutenção de peso.
- Mudança no estilo de vida do seu animal e do dono, no caso de obesidade provocada por sedentarismo, aumentando a incidência e duração dos passeios e brincadeiras. No caso dos gatos, que, por natureza, são mais caseiros, um dos truques é fornecer brinquedos para que se entretenham e distribuir a comida por diversos sítios da casa para os obrigar a procurá-la.
- Retirar guloseimas como pão, bolachas, queijo, fiambre, bolos, restos da alimentação dos donos e aumentar o número de refeições respeitando a quantidade diária recomendada. A comida cozinhada não é recomendada.
- Iniciar medicação de redução de peso em situações graves (medicamento recente - Yarvitan ), este inibe a absorção das gorduras e diminui o apetite, porém destina-se unicamente a cães.



Helena Rios