sábado, 4 de dezembro de 2010

O chocolate e toxico para o seu animal?


Podemos pensar, como pode algo tão delicioso causar algum dano?
Não será uma desculpa dos proprietários gulosos para não partilharem um tão doce manjar?
NÃO, NÃO É!!!!!!!!
O chocolate possui uma substância, a teobromina - metilxantina, que é tóxica para o cão e gato.
Esta substância é rapidamente absorvida após ingestão oral. Actua sobre o sistema nervoso central e cardíaco, provocando tonturas, diarreias, vómitos, diurese (excesso de urina), dilatação abdominal, hiperactividade, espasmos musculares, arritmias e pode mesmo conduzir ao estado de coma e morte do animal.
A quantidade desta substância varia consoante o tipo de doce, mas por exemplo, o chocolate branco (7 mg/gr) tem o dobro de metilxantinas que o preto (3,6 mg/gr).
A intensidade do dano depende do peso do animal. Em geral, a dose letal em cães é de 200mg/Kg de peso de animal e em gatos é de 80 mg/Kg.
Aos primeiros sintomas deve levar o seu animal de imediato ao veterinário. Não existe nenhum antídoto, a única coisa a fazer é induzir o vómito, administrar fluidos endovenosos e controlar possíveis arritmias através de electrocardiogramas. Como o chocolate possui grande quantidade de gordura, o pâncreas também sofre danos importantes.
Na época festiva que se aproxima mantenha o seu animal afastado do chocolate em nenhuma das suas variedades. E cuidado com o restinho do leite achocolatado :)))

Helena Rios